Estamos as vésperas de mais um encontro da Cultura Hip Hop Paulista e como de praxe não vimos uma divulgação, participação e construção coletiva digna da Historia desta Cultura que na sua essência se faz colaborativa e inclusiva, sempre privilegiando a base, que é a sua sustentação e principal alicerce.
Uma das característica do pensar e do agir, da maneira de se relacionar e aprender que esta Cultura postula é justamente a de respeito à forma como eu vejo e nós vemos o outro. O aprender a ouvir, a valorização dos saberes que vêm da experiência e da cultura popular, a abertura para o diálogo com os diferentes e com os adversários para melhor apreender os antagonismos, são características essenciais da Cultura Hip Hop.
O combate ao autoritarismo nas relações humanas e sociais e a corajosa crítica que ela faz ao sectarismo muito presente na vida e na política, com suas “certezas sectárias excludentes de possibilidades de outras certezas, negadoras de dúvidas” e o seu apelo à tolerância são outras marcas que vão dar consistência às ações de quem acredita no caráter coletivo da Cultura Hip Hop.
É na contestação à lógica de que a palavra deve estar com quem sabe; é combatendo a ideologia de que a base nada sabe; é duelando com a lógica expandida de que o centro ( Mainstream ) sabe e fala e a periferia do país escuta, que demonstro o potencial humano e a capacidade do povo se assenhorar do conhecimento e fazê-lo instrumento da construção de um novo sonho e de uma nova vida transformada.
Gostariamos muito que as ações de construção de intervenções de caráter publico e com recursos ($) publico fossem melhor dialogadas, que realmente ouve-se um chamamento publico para a participação de novos e antigos agentes potencializadores dos vários potenciais que estão nos fundões das cidades periféricas e na periferia das cidades.
Este que se faz um dos mais importantes eventos do segmento cultural voltado para a Cultura Hip Hop, ainda carece de uma verdadeira participação de varios agentes culturais, educadores, Posses e coletivos que desenvolvem suas ações de forma permanente nas comunidades mais longínquas desta babilônica São Paulo.
O V ENCONTRO PAULISTA DE HIP HOP será realizado no Memorial da América Latina no dia 19/11/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.